Na realidade, muitas pessoas não verificaram a inspeção das mercadorias quando compraram as mercadorias on -line.O juiz sugeriu que os consumidores possam estar em uma posição relativamente fraca do que os comerciantes on -line, mas os consumidores deveriam cumprir ativamente suas obrigações, como a inspeção no processo de compras on -line, caso contrário, eles também devem suportar a perda causada por ele.
Text/Guangzhou Daily Reporter Lin Xiahong estagiário Li Lin jogo de trem trem
Em 3 de abril do ano passado, o Sr. Liao enviou ordens no site da Jingdong Company para comprar um total de cinco produtos para laptop Asus, bolsa de computador, almofada de mouse, filme de proteção e mouse sem fio e pagou um total de 5599 yuan.No mesmo dia, a equipe de entrega enviou os produtos acima para o endereço de recebimento designado.O Sr. Liao confiou sua tia para receber as mercadorias, mas devido à insistência da equipe de entrega, a tia não teve tempo para verificar as mercadorias pessoalmente. jogo de trem trem
No dia seguinte, o Sr. Liao abriu a embalagem do produto depois de voltar para casa e descobriu que o laptop estava danificado e não pôde ser usado normalmente.Ele solicitou um retorno ao Jingdong Mall às 23:58.Mas a JD Company rejeitou o aplicativo de retorno do Sr. Liao.
Em 6 de abril do ano passado, Liao enviou seu laptop ao Centro de Serviços de Produtos da Asus para testes.Após a investigação, a falha do produto é a ruptura da tela e a parte traseira do módulo do teclado está deprimida, o que não é dano normal.
O Sr. Liao solicitou repetidamente a Jingdong Company para reembolsar todos os produtos adquiridos que eles compraram.
Mas o Sr. Liao ainda está insatisfeito.Ele acredita que o comportamento do JD.com violou as disposições do artigo 55 da Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor e constituiu fraude.Portanto, o Sr. Liao reivindicou JD ao tribunal e pediu a perda de três vezes o pagamento do pagamento, ou seja, 16.797 yuan. jogo de trem trem
Tribunal: Os compradores não verificam as mercadorias em tempo hábil, Jingdong não constitui fraude
Em resposta à acusação do Sr. Liao, o Tribunal analisou após ouvir que o JD.com não constituiu fraude.
O Tribunal acredita que, em combinação com uma série de evidências fornecidas pelo Sr. Liao no caso, o Tribunal acredita que o Sr. Liao é um comprador de boa vontade, mas a boa vontade de Liao não deriva necessariamente a maldade e a desonestidade de JD.com.Mesmo que o correio esteja constantemente pedindo, a família que recebe as mercadorias não pode ser inspecionada no local.No entanto, o Sr. Liao não verificou os produtos até cerca de 30 horas após receber as mercadorias.Pode -se observar que, durante a transação deste caso, o Sr. Liao não cumpriu suas merecidas obrigações de atenção.
Por outro lado, o Tribunal acredita que não pode ser verificado no processo de recebimento e inspeção descrito pelo Sr. Liao.O JD.com acredita que falhas de aparência óbvia, o Sr. Liao propôs 30 horas após a confirmação do recibo.Além disso, depois que o Sr. Liao reclamou muitas vezes para solicitar um retorno, o JD.com também concordou em passar pelos procedimentos de devolução para devolver o retorno do Sr. Liao.
O Sr. Liao também defendeu que o JD.com se recusou a devolver as malas ininterruptas de computador, mouse e outros itens para os sete dias de retornos incondicionais, que também constituíam fraude.Nesse sentido, o Tribunal acredita que os produtos e laptops mencionados acima são vendas do tipo de pacote de presentes.A recusa do JD.com em reembolsar os acessórios individuais não tem maliciosas maliciosas. jogo de trem trem
Portanto, o tribunal rejeitou a reivindicação do Sr. Liao em primeira instância.O Sr. Liao não aceitou um recurso, e o Tribunal Intermediário de Guangzhou também rejeitou o recurso e manteve a sentença original.
O juiz disse:
Os compradores têm obrigações de inspeção oportunas, mas os comerciantes também devem devolver as mercadorias
Chen Shushu e Zhang Jianwen, do Tribunal de Povos Intermediários de Guangzhou, apontou que, no caso, o comerciante concordou que os clientes devem verificar cuidadosamente as mercadorias ao receber as mercadorias. , o pedido de devolução e troca deve ser enviado dentro de 24 horas após o recebimento.
Da perspectiva de proteger os direitos e interesses dos consumidores, o juiz acredita que, mesmo que os consumidores não cumpram a obrigação da inspeção em tempo hábil, há uma boa razão para provar que eles não têm falha contra os danos causados por Os bens e quando a situação é relatada ao comerciante a tempo, mesmo que a situação exceda a situação, mesmo que exceda a situação, mesmo que exceda mais do que exceder a situação do tempo de inspeção acordada pelas duas partes, comerciantes, comerciantes também deve cumprir sua obrigação de retornar.
Consumo
Dica
Depois que a entrega é entregue na porta, deixe o comprador assinar primeiro e depois inspecionar as mercadorias.
O advogado Zhan Liyi, diretor do escritório de advocacia de Guangdong Bohou, disse que a "Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor" não regulamenta especificamente a inspeção de inspeção, mas de acordo com o artigo 158 da Lei do Contrato, os compradores têm a obrigação de inspecionar as mercadorias.Zhan Li disse que as compras on -line costumam ser pequenos produtos e, em geral, desde que sejam assinados, é considerado aceitação.Caso contrário, é difícil provar que o defeito do produto é causado por ele antes da assinatura, ou é causado pela assinatura.No entanto, neste momento, a inspeção das mercadorias deve exigir que os consumidores verifiquem se o número, modelo, aparência, cor etc. estão errados.Se os consumidores não conseguirem garantir que tenham a capacidade de verificar as mercadorias, eles devem declarar que "a assinatura é apenas uma assinatura, não a inspeção".
O que devo fazer se o correio jogar os produtos de compras on -line no escritório de segurança e não notificar o consumidor, o que fazer se causar perdas? jogo de trem trem
Zhan Li disse que o correio jogou as mercadorias no escritório de segurança e os consumidores não assinaram.
O que devo fazer se as mercadorias não puderem ser encontradas a olho nu? O que devo fazer se usar por um tempo?
Algumas máquinas e equipamentos de grande escala, como os aparelhos, precisam ser usados em operação para encontrar problemas.Há um limite de tempo acordado para a inspeção dessa qualidade interna, alguns são 15 dias, alguns por vários meses, e estes são os acordados.O advogado sugeriu que as mercadorias eram usadas no tempo e encontrou problemas com antecedência.
Base Legal:
O artigo 158 da Lei do Contrato estipula: "Se as partes concordarem que, durante o período de inspeção, o comprador notificará o vendedor do número ou qualidade do assunto durante o período de inspeção. A quantidade ou qualidade do assunto é consistente com o acordo.
"Se as partes não concordarem com o período de inspeção, o comprador notificará o vendedor dentro de um período razoável do número ou qualidade do assunto ou da qualidade do alvo. Se o vendedor não notificar o vendedor dentro de dois anos de No dia do dia, o número ou qualidade do assunto está alinhado com o contrato, mas se houver um período de garantia de qualidade para o assunto, o período de garantia de qualidade será aplicável e os regulamentos de dois anos não são aplicáveis .
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com