A enorme indústria de bateria de lítio é "águas profundas"
Os problemas de segurança são frequentemente questionados pela empresa líder da bateria de energia envolvida na tempestade de qualidade do produto
"A diferença entre as baterias de veículos elétricos é tão grande"."Não sei se não verifico. Fiquei com medo. A bateria original foi dividida em muitos materiais. Mesmo que fosse uma bateria de lítio, o preço variou de centenas de yuan a milhares de yuan".
O repórter aprendeu durante a visita que o preço da bateria do mesmo MUNS era desigual.Desde o início deste ano, o preço de dois veículos elétricos de rodas em algumas marcas de primeira vez aumentou, e o preço da bateria original geralmente está mais próximo de um terço do preço do carro.No entanto, por trás do alto preço, o repórter aprendeu com a plataforma de reclamação de gatos pretos que os problemas atuais de segurança das baterias de lítio são frequentemente questionados. que despertou a atenção do mercado generalizada no mercado, que atraiu a atenção generalizada do mercado baixar todos resultados da lotofácil
Wen, Tu/Guangzhou diariamente All -Media Reporter Xu Xiaofang e Wen Jing (exceto pela assinatura) baixar todos resultados da lotofácil
baixar todos resultados da lotofácil
Substitua o preço original da bateria próximo a um terço do preço do carro
O repórter percebeu que o preço atual de mercado das baterias de lítio é desigual, e as palavras -chave pesquisam "baterias de veículos elétricos" na plataforma JD.
A diferença de preço entre a bateria de lítio nas mesmas especificações pode atingir centenas de yuan
Por exemplo, a bateria de líder de 48v20h de Tianneng (4 instalada) é de 638 yuan, enquanto a bateria de lítio Tianneng 48v20ah (incluindo carregador) custa 1708 yuan.O repórter navegou na página de resultados de pesquisa do JD e descobriu que o preço das baterias de lítio (48V20AH) de dois veículos elétricos de rodas -rodas/três rodas excederam 1.000 yuan, e a faixa de preço era de 1.000 yuan a 2.000 yuan.As baterias de lítio com diferentes marcas de marcas diferentes têm uma diferença variando de 300 yuan a 600 yuan.
"As baterias de lítio são mais caras do que as baterias de chumbo".O repórter aprendeu com o mercado que, no campo de dois veículos elétricos, as baterias de lítio estão ocupando uma posição cada vez mais importante.A partir da rota técnica atual, as baterias de lítio de veículos elétricos são divididos principalmente em baterias ternárias de lítio, baterias de fosfato de ferro de lítio, baterias de manganato de lítio, etc.A rápida popularização de dois veículos elétricos com rodas e veículos novos em meu país impulsionou o desenvolvimento vigoroso da indústria de baterias de lítio. baixar todos resultados da lotofácil
"Veículos elétricos olham principalmente a duração do motor e da bateria. A milhagem está relacionada à bateria".O preço de grandes marcas e modelos de longo prazo é de 5.000 yuans a 6000 yuan.Marcas de segunda linha, o preço do modelo de uso diário é de 2.000 yuan a 3.000 yuan."Os preços dos veículos elétricos convencionais no mercado estão acima de 1.000 yuans, e o preço inicial da marca de celebridades da Internet está acima de 3.000 yuan".
Além disso, o repórter visitou uma série de lojas de carros elétricos de grandes marcas no mercado e descobriu que a mesma marca e dois produtos de veículos elétricos de dois rodas de modelos diferentes têm uma grande diferença de preço.O repórter consultou a equipe de vendas da loja nos dois modelos de mais de 3.200 yuan, dizendo que, além do quadro, o poder é a maior diferença.Este 4599 Yuan, a bateria do corpo é 48v24ah e o 1380 yuan, a bateria do corpo é 48v12ah."Quanto maior a capacidade da bateria, melhor a energia, mais caro o preço do carro".
O fornecimento de baterias de lítio não deve ser promovido ao aumento do preço
Como o núcleo dos veículos elétricos, as baterias de lítio geralmente precisam ser substituídas durante o uso.O cidadão Zhang disse a repórteres que os 2.000 yuan de veículos elétricos adquiridos antes não dirigiram no inverno por dois meses, e a bateria foi quebrada.Zhang disse que a equipe de manutenção disse a ela que a bateria foi facilmente quebrada por um mês sem cobrar.
Qual é o preço?A equipe de vendas disse que a bateria da marca original era de cerca de 1.200 yuan.Posteriormente, o repórter consultou outra loja de marca, um preço de carro elétrico de 3299 yuan.De acordo com o atendimento ao cliente da loja oficial da linha da marca, se a bateria original precisar ser substituída, o preço será de 1059 yuan, que é cerca de um terço do preço do carro.
O vendedor de veículos elétricos disse: "Você não pode deixar a bateria estar completamente fora de energia e deve ser cobrada de tempos em tempos".O jogador do Sr. Zhang disse aos repórteres que, desde este ano, os preços de dois veículos elétricos com rodas de algumas marcas primeiras de primeira qualidade aumentaram: "O aumento é de cerca de 200 yuan/set. Com a introdução do novo padrão nacional de veículos elétricos, O preço do novo modelo nacional é mais caro na mesma configuração.
Os analistas da indústria Zhang Xiang disseram que, devido à atual causa da epidemia, alguns veículos de produção nacional de produção de lítio estrangeiros diminuíram; Na capacidade de produção, levou a baterias de lítio que, em falta, impulsionou o desenvolvimento vigoroso da indústria de baterias de lítio e o aumento de preços das baterias de lítio. baixar todos resultados da lotofácil
Tempestade de qualidade novamente
A qualidade das empresas líderes da bateria de energia é questionada
Em 1º de dezembro, o índice do setor de bateria de lítio atingiu uma nova alta.No setor, o relatório das ações da Xingye, Sadon e Tianqi compartilhou o limite diário.
Sob a ascensão do índice de bateria de lítio, a qualidade das baterias de lítio também recebeu alta atenção.O repórter observou no site de reclamações de gatos negros que a qualidade das baterias de lítio reclamadas pelos consumidores está concentrada principalmente na falsa propaganda dos tipos de bateria, a vida útil da bateria de lítio e outros problemas. A bateria de lítio de grafeno, a caixa de bateria também é escrita na bateria de grafeno de lítio, mas a bateria dentro é uma bateria de lítio de fibra de carbono. A bateria é enviada para a bateria, é enviada para a bateria para enviá -la para a bateria.
Em 28 de novembro, Lin Feng, ex -gerente geral da ErPeng Technology, afirmou publicamente que a empresa usou matérias -primas de bateria de Guoxuan HI -tech e teve uma deflagração de bateria e acidente de combustão espontânea, causando perdas muito grandes.Por um tempo, a qualidade das baterias de lítio causou uma discussão feroz novamente, e o Guoxuan Hi -Tech, como líder líder de bateria de energia doméstica, rapidamente caiu no vórtice da opinião pública.
É relatado que, em abril de 2020, a tecnologia Yipeng começou a fornecer em lotes de empresas de bicicletas elétricas compartilhadas.Antes do acidente de combustão espontânea, a tecnologia Yapeng produziu quase 100.000 conjuntos de baterias de compartilhamento de bicicletas e comprou o núcleo de cilina de Ke -Key de guoxuan mais de 1 milhão.No entanto, o compartilhamento de bicicletas foi colocado no mercado por vários meses e dezenas de combustão e explosão espontâneas de pacotes de bateria ocorreram.Com base em considerações de segurança, a tecnologia YIPENG relembra vários lotes de baterias suspeitas de ter problemas de segurança. Retificação completa da qualidade do produto antes de 30 de novembro.
O acidente de queima de bateria de lítio associado à empresa envolvido nesse período ocorreu em abril deste ano -Beijing Guoxuan Foshis Optical Reserve Technology Co., Ltd. foi explodido em uma usina de armazenamento de energia em Pequim.
De acordo com o aplicativo Tianyancha, Pequim Feros é o maior acionista da Guoxuan Feros, com uma taxa de participação acionária de 75%.Guoxuan Hi -tech detém 40%do patrimônio de Pequim Flowy.
Os analistas da indústria Zhang Xiang disseram aos repórteres que existem muitas razões para a explosão de baterias de lítio, incluindo fatores como curto -circuito interno, curto -circuito externo, sobrecarga de bateria de lítio, alto teor de umidade e baterias negativas de lítio insuficientes.Segundo relatos, as baterias de lítio são compostas de eletrodo positivo, eletrodo negativo, diafragma e eletrólito.A cristalização pode continuar se estendendo como um ramo até pierizar o diafragma, o que eventualmente faz com que a bateria seja curta.Além disso, algumas baterias de lítio causarão deformação ou dano ao diafragma ao colidir e, eventualmente, causarão uma corrente forte para gerar uma forte corrente nos pólos positivos e negativos da bateria.O aquecimento de uma corrente forte pode fazer com que a bateria se expanda ou até mesmo exploda.
Análise da indústria:
Os novos preços do terminal do veículo energético não são afetados pelos aumentos de preços da bateria de lítio no curto prazo
Entende -se que as três partes mais importantes da estrutura de custos de novos veículos de energia são baterias, motores e controle elétrico.Os custos da bateria representam cerca de 40%a 50%da taxa de custo de novos veículos de energia.
O preço da bateria de lítio está aumentando durante esse tempo afeta o preço de novos veículos energéticos?A maioria das pessoas no setor disse que, no final do final do ano, os preços terminais de novos veículos de energia não mudarão muito."Há mais presentes antes, não há esses presentes agora, e a hora de pegar o carro é mais longo que o passado".
Vale a pena mencionar que, em 24 de novembro, de acordo com o site oficial da Tesla, o preço do preço da versão traseira do Tesla Modelo 3 foi ajustado de 250.900 yuan para 25.5652 milhões de yuan;Ambos os modelos aumentaram em 4752 yuan e as informações de configuração inalteradas.
Cui Dongshu, secretário -general da Federação Nacional da China, apontou que o problema do suprimento de chips tem um impacto maior no novo mercado de veículos energéticos.O aumento de preço da bateria de lítio deve -se principalmente à forte demanda de novos mercados de veículos energéticos a jusante e afetados pela epidemia, e a oferta de matérias -primas é limitada.Ele disse que os aumentos de preços são mais um jogo entre fabricantes de baterias e fabricantes de carros.Ao mesmo tempo, ele espera que, com a melhoria gradual do fornecimento de chips, seja aliviada o fornecimento de suprimentos de veículos no novo mercado de veículos energéticos no início do próximo ano.
De acordo com dados da China Automobile Industry Association, em outubro, a produção e as vendas de novos veículos energéticos concluíram 397.000 e 383.000, respectivamente, uma média de 1,3 vezes o ano -em ano.De janeiro a outubro, a produção e as vendas de novos veículos energéticos foram de 2,566 milhões e 2,542 milhões, respectivamente, um aumento de 1,8 vezes no ano de ano.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com